segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Pineal e a Mediunidade II

A Pineal e a Mediunidade II

Dando prosseguimento ao post anterior, onde comentávamos a página http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A2ndula_pineal, item “A pineal na filosofia e misticismo”, depois de nos depararmos com a proposição de René Descartes, de ser a pineal a sede da alma,  doutrinariamente equivocada como já demonstrado, veremos agora novo estranhamento:

“Além de Descartes, um escritor inglês com o pseudônimo de Lobsang Rampa, entre outros, dedicaram-se ao estudo deste órgão.”

         Há muito que não nos deparavamos com este escritor, foi nossa leitura na adolescência junto com outros esotéricos. Clicando no hyperlink http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobsang_Rampa temos:

“Lobsang Rampa, (1910-1981) era o pseudônimo de Cyril Hoskins, escritor que alegava ter sido um Lama Tibetano; com 20 livros publicados. No seu livro chamado A Terceira Visão, apresenta uma capa com um olho no centro da testa. Muitas polêmicas cercam o autor.Viveu a maior parte da sua vida no Tibete, onde adquiriu conhecimento suficiente para poder transmitir aos futuros leitres. Suas obras relatam toda a sua trajetória de vida, tudo é revelado pela "Transmigração" (a alma de um Lama se apossara do seu corpo físico, quando adulto, tomando a sua individualidade). Este foi o caso de Cyril Henry Hoskins e após a Transmigração, Sacerdote Lama Tibetano, chamado T. Lobsang Rampa. Seus livros popularizaram assuntos relacionados ao Lamaísmo Tibetano, viagem astral e o poder da mente….”

“O Médico de Lhasa (Doctor from Lhasa, 1959)
No livro, o autor afirmava ter nascido em Lhasa, capital do Tibete, onde recebeu o preparo para tornar-se sacerdote-cirurgião, sob as bênçãos do XIII Dalai Lama. Ainda jovem, sofreu uma operação especial para a abertura do seu "terceiro olho", que lhe deu poderes de clarividência. Anos mais tarde, após uma série de livros publicados, estudantes tibetanos da Inglaterra divulgaram a "descoberta" da verdadeira identidade de Rampa: Cyril Henry Hoskins, um pesquisador das ciências ocultas nascido em Devon, na Inglaterra. Questionado, Cyril declarou que seu corpo fora tomado pelo espírito de Rampa e que todas as informações contidas eram absolutamente verdadeiras. Polêmicas à parte, é evidente o conhecimento que o autor demonstra sobre os temas abordados em suas obras. Em "O Médico de Lhasa", continuação de sua autobiografia, Lobsang Rampa narra sua fantástica aprendizagem na arte de curar, suas experiências e descobertas na China ocidental e suas aventuras na Segunda Guerra Mundial, quando caiu nas mãos dos japoneses e conseguiu sobreviver às torturas afligidas por seus inimigos.”

“Minha Vida com o Lama (Living with the Lama, 1964)
Uma parte da biografia de Rampa, narrada por sua gata de estimação, com a qual ele dizia poder comunicar-se.”

         Corpo tomado pela alma de um lama?
         Operação especial para a abertura do terceiro olho?
         Poderia se comunicar com sua gata?

         Não perderemos tempo em comentar esses absurdos doutrinários, qualquer referência à pineal feita nestes livros de Lobsang Rampa será muito duvidosa e um exercício imenso em se separar o joio do trigo, já temos muito com o que nos preocupar...

         Notamos com esta leitura da wikipédia, tão utilizada ferramenta para termos um primeiro contato com os mais variados assuntos, que a pineal está cercada de idéias místicas e de velhos conceitos filosóficos, vejamos como a doutrina espírita é abordada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário